Participantes avaliam positivamente as oficinas

18/12/2013

No último domingo (15), na cidade de Fortaleza, foi encerrada a série de oficinas do Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos. Nessa etapa, além da capital cearense, o projeto proporcionou nas cidades de Brasília, Curitiba, Salvador e São Paulo, o debate e a reflexão sobre temas relativos ao direito à comunicação, liberdade de expressão e direitos humanos de mulheres, de negros e negras, da população LGBT, de crianças e adolescentes, das pessoas com deficiência e da população idosa.

A integrante da Associação Viva e Deixe Viver, Maysa Ribeiro, que participou das oficinas na cidade de São Paulo afirma que o Ciclo lhe possibilitou novos olhares sobre os direitos humanos, mostrando-a que estes “vêm das lutas, dos diálogos e mudam durante e, ao mesmo tempo, fazem a história”.

O estudante de Serviço Social e militante do movimento LGBT, Pedro Henrique Almeida Bezerra, foi um dos participantes das oficinas em Fortaleza. Para ele, a experiência do Ciclo teve “um valor inestimável, onde pude ampliar o meu debate sobre a relação mídia e direitos humanos e a possibilidade de acúmulo teórico a respeito do tema”. Ainda segundo Bezerra, os conteúdos trabalhados nas oficinas contribuirão para que a sua entidade representativa, a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO, incorpore a necessidade do debate sobre a democratização dos meios de comunicação.

Já a jornalista e membro da Associação Vida Brasil, Bruna Hercog, que esteve presente às oficinas em Salvador, destacou positivamente a metodologia do Ciclo de formação. “Foi um espaço de intercâmbio muito interessante, pois as trocas se deram tanto entre palestrantes e participantes quanto entre os próprios participantes. Foi um processo dialógico e democrático de construção do conhecimento que certamente irá contribuir para minha militância e para os trabalhos que desenvolvo junto a organizações não governamentais", ressaltou.

Além do debate, durante as oficinas os participantes sugeriram uma série de propostas para orientar a atuação de jornalistas em pautas relativas aos direitos humanos. Após revisadas e sistematizadas, as propostas irão compor um Guia que será distribuído em veículos de comunicação de todo o país.

O lançamento do Guia acontecerá durante um Seminário Nacional, previsto para ser realizado entre março e abril, que contará com a participação de representantes das oficinas nas cinco cidades, especialistas, militantes e profissionais da área da mídia e dos direitos humanos.


Veja também

SINTTEL/SE realiza assembleia para prestação de contas

SINTTEL/SE realiza assembleia para prestação de contas

28/07/2021 - A Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações, Telefonia Móvel, Centros de Atendim...

Mídia e Direitos Humanos: um debate necessário

Mídia e Direitos Humanos: um debate necessário

11/12/2013 - Paulo Victor Melo, Raquel Dantas e Thaís Brito* Nesta terça-feira, 10/12, será celebrado mais um aniversário da Declaração Universal dos Di...

DIA DA IMPRENSA

DIA DA IMPRENSA

01/06/2020 - ...