Frente parlamentar vai atuar na defesa da classe trabalhadora

18/05/2016

Será lançada nesta quarta-feira (18), a partir das 9 horas, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora. O colegiado, que será formado por deputados e senadores, será espaço privilegiado de diálogo para discussão, defesa e implementação de direitos constitucionais e infraconstitucionais relacionados ao tema.

Por Graça Costa*


 
  

Para tanto, a Frente atuará de forma articulada com as representações dos trabalhadores e da sociedade civil organizada para a defesa dos direitos constitucionais e infraconstitucionais, especialmente os artigos 6º, 7º, 8º, 37 e 39 a 41, 170, 184, 186, 201 e 202, da Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho, a Legislação da Seguridade Social, o regime jurídico dos servidores públicos, bem como a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na análise do Diap, a legislatura iniciada em fevereiro de 2015, pulverizada partidariamente, especialmente a Câmara dos Deputados, que passou de 22 agremiações para 28, ficou mais difícil à formação de consenso para a aprovação de matérias no Parlamento.

Diante dessa assertiva e a impossibilidade de atendimento de demandas e anseios específicos de determinados setores da sociedade, surge no Congresso Nacional as chamadas frentes parlamentares, também conhecidas como bancadas informais, com o propósito de influenciar favoravelmente a adoção de políticas públicas específicas.

O Ato da Mesa da Câmara dos Deputados nº 69, de 10/11/2005, disciplina a criação e o registro de Frentes Parlamentares na Câmara dos Deputados. Assim, para os efeitos do Ato da Mesa, considera-se Frente Parlamentar a associação suprapartidária de pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo Federal, destinada a promover o aprimoramento da legislação federal sobre determinado setor da sociedade.

Outrossim, com o escopo de incentivar e promover os trabalhos das Frentes Parlamentares poderá requerer a utilização de espaço físico da Câmara dos Deputados para a realização de reunião, dentre outros eventos, e prevê que as atividades serão amplamente divulgadas pela TV Câmara, Rádio Câmara e na página da Câmara dos Deputados na Internet.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora tem como finalidade primordial fortalecer o diálogo do Parlamento com as entidades de representação do mundo do trabalho e da sociedade civil organizada em geral, na perspectiva do incremento da atuação parlamentar na defesa do desenvolvimento econômico e social do Brasil com garantia de direitos para a classe trabalhadora, atuando em todos os espaços de negociação e decisão nas Casas Legislativas do Congresso Nacional e perante os demais Poderes.

Também pretende acompanhar a tramitação de proposições legislativas de interesse para promover a qualificação dos debates, através de audiência pública, simpósios, seminários e eventos pertinentes.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora poderá atuar na promoção de intercâmbio com os entes assemelhados de parlamentos de outros estados e países visando o aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas destinadas a garantia de direitos e da resistência a retrocessos.

Todos os objetivos justificam a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Classe Trabalhadora que buscará, de maneira suprapartidária e articulada com as representações das partes envolvidas do mundo do trabalho e com os movimentos sociais em geral, o compromisso de preservar conquistas, se opor a retrocessos de direitos, para a consolidação do desenvolvimento nacional que faz o Brasil despontar como potencial liderança produtiva em diversos setores, construindo a lógica de desenvolvimento responsável do país ao viabilizar o crescimento econômico com a distribuição da riqueza, a redução das desigualdades e garantia de direitos.

Vamos à luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora!  

*É vice-presidente do Diap e Secretária de Relações do Trabalho da CUT

 


Veja também

Após trabalhadores rejeitarem proposta, Federação solicita a reabertura das negociações do ACT

Após trabalhadores rejeitarem proposta, Federação solicita a reabertura das negociações do ACT

22/10/2024 -     A Comissão Nacional de Negociação da Fitratelp – CNN FITRATELP/V.tal – informa ao...

TRABALHADORES/AS DA ALMAVIVA APROVAM PROPOSTA DA EMPRESA PARA O ACT 2022

TRABALHADORES/AS DA ALMAVIVA APROVAM PROPOSTA DA EMPRESA PARA O ACT 2022

08/04/2022 - A Assembleia Geral foi realizada de forma virtual na data de hoje, dia 07 de abril, das 07 às 18 horas, por intermédio do apli...

Trabalhadores da Alma Viva aprovam Acordo Coletivo e autorizam desconto da Contribuição Sindical

Trabalhadores da Alma Viva aprovam Acordo Coletivo e autorizam desconto da Contribuição Sindical

26/04/2018 -   Reunidos em assembleia nesta quina (25/4) os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Alma Viva, filiados aoa SINTTEL-SE, deram uma ...

Trabalhadores da Claro aprovam ACT/2019

Trabalhadores da Claro aprovam ACT/2019

06/12/2019 - Os trabalhadores da CLARO aprovaram nas assembleias realizadas nos Estados representados pela FITRATELP, exceto em Minas Gerais e Sergipe, a...