OS ACIONISTAS FATURAM. OS TRABALHADORES SE FERRAM!

25/11/2021

A Comissão Nacional de Negociação da Fitratelp - CNN FITRATELP/Oi informa aos trabalhadores e aos Sindicatos da base que, no dia 24 de novembro, tivemos a primeira reunião com a Oi para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2021/2022. Neste primeiro encontro ficou evidente que a empresa usará a mesma tática dos anos anteriores: chorar, chorar e depois, no apagar das luzes, oferecer migalhas à categoria. Na reunião, a empresa teve a cara de pau de oferecer 3,5% de reajuste salarial aos seus trabalhadores apenas em julho de 2022. 

 

A empresa ignorou a Pauta de Reivindicações da categoria. Uma covardia desmedida, pois somente o INPC do período da data-base atingiu a marca dos 11,08%. Somando os reajustes que não tivemos nos anos anteriores, o rombo no bolso do empregado já passa de 20%. A Oi quer matar de fome aqueles que são a sua base de sustentação: os trabalhadores. 

 

Por outro lado, os acionistas e detentores de altos salários na 01 estão rindo à toa, pois suas contas estão gordas às custas da dedicação e do profissionalismo dos empregados. Essa turma lá de cima é sempre privilegiada e não tem prejuízos, enquanto os trabalhadores se ferram e passam necessidades no dia a dia. Na hora de dar um reajuste digno ao trabalhador a empresa está em crise financeira, mas para pagar dividendos vultosos aos acionistas sempre sobra dinheiro. A FITRATELP, FITTEL e Sindicatos filiados ao longo de vários anos vêm denunciando os desmandos na Oi e, inclusive, alertando para o que poderia acontecer. 

 

A realidade financeira que a 01 enfrenta hoje é resultado das sucessivas gestões incompetentes e temerárias que tivemos no passado. Reafirmamos, mais uma vez, que os trabalhadores não são os culpados por esse desastre, pelo contrário, foram os únicos que vestiram a camisa da empresa para tirá-la do buraco. Mesmo assim, a recompensa que tivemos foi a implementação de um processo perverso de demissões em 2020 e 2021. Ao todo quase 4 mil pais de família que perderam seus empregos em plena pandemia da Covid-19. 

 

Com o desemprego crescente e a inflação fora de controle, devido à incompetência do governo Bolsonaro, imaginem o que os ex-empregados da Oi estão enfrentando ou vão enfrentar no futuro. Nada disso poderia estar acontecendo, se a empresa fosse bem administrada. Finalmente, pedimos aos guerreiros companheiros e companheiras que continuem na luta com o nosso SINTTEL-SE, para forçar a empresa a nos pagar o que temos por direito: As reposições salariais que não tivemos nos anos anteriores, mais o reajuste do INPC do período da data-base em 2021. Nós construímos esta empresa com muito suor e sacrifício e não vamos permitir que seremos as únicas vitimas desse processo perverso e desumano. A próxima reunião de negociação está agendada para o dia 3/12/2021.


Veja também

Assembleia vai apreciar proposta patronal final para Convenção coletiva

Assembleia vai apreciar proposta patronal final para Convenção coletiva

12/07/2023 - O SINTTEL-SE (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de Sergipe) convoca todos os trabalhadores...

Widgetkit

Widgetkit

13/03/2012 - Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad ...

Trabalhadores da Tahto aprovam primeiro Acordo Coletivo com mediação do SINTTEL-SE

Trabalhadores da Tahto aprovam primeiro Acordo Coletivo com mediação do SINTTEL-SE

18/09/2025 - Em assembleia realizada no dia 18 de setembro, os trabalhadores e trabalhadoras da Tahto – empresa de teleatendimento e call center &n...

05/09: DIA DA AMAZÔNIA

05/09: DIA DA AMAZÔNIA

05/09/2020 - ...