Telefônica/VIVO apresenta proposta vergonhosa de acordo coletivo

05/10/2021

No dia 04/10, trabalhadores/as da Telefônica/VIVO deliberaram em assembleia e aprovaram com críticas a proposta de acordo coletivo da empresa. 

 

De forma unilateral, a Telefônica/VIVO  empurrou “goela abaixo” uma proposta de de Aditivo ao ACT 2020/2022, que na prática representa a “quebra do referido Acordo Coletivo de Trabalho” ao não cumprir o que foi acordado e negociado no ano passado, no ACT 2020/2022 devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que prevê a recomposição salarial com o valor integral do INPC do período, ou seja, reajuste de 10,42% nos salários e benefícios sociais na data-base (1º setembro).

 

Aproveitando o fato de que a grande maioria dos trabalhadores são pessimamente remunerados, recebendo salários abaixo de R$2mil reais, a Telefônica/VIVO apresentou uma proposta em que parcela o INPC em um abono de 80% do salário nominal de agosto/2021, com mínimo de R$2.100 reais, pago até o dia 15/10/2021.

Mesmo diante de todos os alertas e esclarecimentos acerca das perdas salariais, a categoria se manifestou favorável à apreciação da proposta. Diante disso, os sindicatos da base da FITRATELP - entre eles o SINTTEL-SE - decidiram convocar Assembleia Geral para deliberar sobre o assunto.

 

A VERGONHOSA ATITUDE DA TELEFÔNICA/VIVO DE DESRESPEITAR O ACT!

Uma certeza nós temos: esse ADITIVO DA VERGONHA certamente vai garantir os empregos e promoções dos negociadores da empresa Telefônica/VIVO.

Para reflexão dos trabalhadores, na Cláusula 76 das penalidades do ACT 202/2022, determina: “quando do descumprimento coletivo, a empresa ficará sujeita a multa no valor correspondente a 5% do piso normativo por dia”. Ou seja, em 30 dias de MULTA o ABONO DA VERGONHA seria atingido e os trabalhadores teriam o INPC integral na data-base, caso REJEITEM A PROPOSTA.

 

Veja no link abaixo a proposta.

https://sinttelse.org.br/downloads.php?x=415


Veja também

Assembleia de trabalhadores da Telefônica/Vivo analisa proposta de Acordo Coletivo

Assembleia de trabalhadores da Telefônica/Vivo analisa proposta de Acordo Coletivo

09/12/2017 - Trabalhadores da Telefônica/Vivo se reuniram em assembleia no SINTTEL-SE. O objetivo foi apreciar a Proposta das empresas para o Acordo Cole...

Atletas patrocinadas pelo SINTTEL  são premiadas em competição nacional

Atletas patrocinadas pelo SINTTEL são premiadas em competição nacional

19/11/2015 - Seguindo com uma política de incentivo as práticas esportivas e culturais como caminho para o desenvolvimento humano, o SINTTEL mantém patro...

Apesar de todos os obstáculos o SINTTEL-SE está concluindo negociação do ACT 2019 com a ALMAVIVA

Apesar de todos os obstáculos o SINTTEL-SE está concluindo negociação do ACT 2019 com a ALMAVIVA

24/09/2019 - É compreensível toda a angústia e a revolta dos/as trabalhadores/as da ALMAVIVA, devido ao condenável comportame...