Intervozes dá início a projeto de formação em mídia e direitos humanos

31/10/2013

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social inicia, neste mês de novembro, banner intervozes2uma série de atividades de debates que abordarão a relação dos meios de comunicação com os direitos humanos. As atividades compõem o “Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos”, projeto da entidade fruto de um convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O objetivo principal do projeto é promover a capacitação de lideranças de movimentos sociais e comunicadores comunitários para a educação em direitos humanos e a multiplicação de uma cultura de paz e valorização da diversidade. Porém, o associado do Intervozes, Paulo Victor Melo - que compõe a Coordenação do projeto - ressalta que a intenção é ir além do debate. “O que pretendemos é promover uma reflexão com pessoas que lidam diretamente com direitos humanos ou que representam grupos que, cotidianamente, têm seus direitos violados. Por isso, além do objetivo mais geral da capacitação queremos incentivar denúncias de violações e a exigibilidade dos direitos humanos em diferentes espaços, incluindo os meios de comunicação”, enfatiza.

Para a realização do objetivo, o projeto realizará oficinas em 5 cidades do país, envolvendo em cada local 30 representantes de entidades e organizações da sociedade civil. As cidades em que acontecerão as oficinas são: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo.

Em todas as oficinas serão abordados conteúdos sobre história, princípios e característica dos direitos humanos; e trajetória de lutas e direitos humanos de negros e negras, mulheres, população LGBT, crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Especialistas e profissionais com atuação nessas áreas serão convidados para a mediação dos conteúdos, tendo uma apostila e vídeos com casos concretos de violação de direitos como materiais de apoio.

De acordo com Paulo Victor Melo, também estará contemplado, de forma transversal, o debate sobre direito à comunicação, já que “a mídia guarda uma relação direta com a compreensão da sociedade sobre os direitos desses segmentos. Os meios de comunicação podem desempenhar tanto um papel de promoção quanto de violação dos direitos desses grupos sociais, por isso a análise da mídia e da comunicação como um direito serão centrais no projeto”.

Após as oficinas nas cinco cidades listadas acima, acontecerá um Seminário Nacional que envolverá representantes do setor público, integrantes de entidades de direitos humanos, além de alguns participantes das oficinas. Durante o Seminário será lançado também um Guia de Mídia e Direitos Humanos, que será distribuído a profissionais de comunicação como forma de orientá-los na cobertura sobre temas relativos aos direitos de minorias historicamente excluídas.


Veja também

Trabalhadores da Algar Telecom Aprovam Acordo Salarial 2023/2024

Trabalhadores da Algar Telecom Aprovam Acordo Salarial 2023/2024

11/11/2023 - A FITRATELP e o SINTTEL-SE informam que a Assembleia do dia 25/10 aprovou a proposta da Algar Telecom para o ACT 2023/2024 nos estados de SE...

Fittel realiza curso de formação de dirigentes em Sergipe

Fittel realiza curso de formação de dirigentes em Sergipe

21/11/2013 - Curso de Formação ministrado pela Fittel em parceria com a Escola Nordeste, no Sinttel - SE foi realizado entre os dias 13 e 14 de dezembro....

XIII Forró do SINTTEL acontece dia 10/6

XIII Forró do SINTTEL acontece dia 10/6

18/05/2017 - Os trabalhadores em Telecomunicações em Sergipe já começam a se preparar para mais um evento do calendário de atividades do SINTTEL. É ...

Aviso de recesso

Aviso de recesso

18/12/2017 - A diretoria do SINTTEL-SE comunica que a partir do dia 25/12/2017 as atividades de atendmento ao público estarão interrompidas devido ao rec...